sexta-feira, 30 de março de 2007

À nossa nova música nacional!!!

Por: Pedro G. K. V. M.

Esses dias, numa conversa de bar, rolou um básico papo sobre a nova música brasileira. E é um tanto triste pensar que não existe nada muito promissor vindo nessa nova leva nacional. A música brasileira sempre foi maravilhosa, com compositores e músicos que marcaram épocas. É fácil lembrar de cada momento da música nacional e citar grandes nomes que foram e continuam sendo marcos na nossa cultura, incluindo todos os estilos de música. Tom Jobim junto com Vínicius já estão eternizados há um longo tempo na música. Ao mesmo tempo os Mutantes sempre se mostraram inovadores numa época onde o único tipo de rock que existia aqui era a Jovem Guarda. O samba também teve seus momentos áureos com Cartola, Adoniran, Ari Barroso, Jamelão. Houve, ainda, os festivais da música brasileira, onde novos artistas puderam se opor à ditadura presente. Na década de oitenta, o rock marcando presença total no cenário, com Cazuza, Titãs, Ira, no lado mais alternativo com Ratos, Inocentes, Plebe. Uma grande mudança de cenário na década de noventa com Raimundos, Planet, Chico Science, O Rappa. (Ufa! Depois dessa breve retrospectiva eu cheguei onde queria) E agora? O que marcou a música nacional nesse novo milênio? Sei lá, já estamos em 2007 e pelo que eu me lembre, nada de muito novo surgiu por aqui. Essa década está sendo marcada por uma música pobre, sem aquela mesma ideologia ou a inovação dos anos anteriores. Nosso rock está completamente pobre! Charlie Brown, CPM, Detonautas, sem contar ainda com essa onda emo que impera na mídia. A MPB também não está lá essas coisas, tem muito artista bom fazendo sucesso lá fora, mas aqui você lembra de alguma coisa? Ao meu ver, essa falta de musicalidade fez-se subir à tona uma moda retrô, como os falshbacks das décadas de 70 e 80. Ou ainda essa moda das pessoas ficarem falando: "Ai, eu daria pro Chico Buarque!". É o ressurgimento de artistas que já tiveram a sua marca em algum momento do passado. Não estou dizendo que isso seja ruim, é até bom poder ouvir os Mutantes ao vivo, mas está faltando alguma coisa. Não sei, eu acho que eu estou meio sedento por coisas novas. Algum tipo de som que chame a atenção, e que seja original.

Nenhum comentário: