terça-feira, 13 de março de 2007

Regra?

Por Rodrigo Urban

-Não é possivel o senhor sentar-se aqui.
-Como? Mas qual o motivo?
-O senhor não pretende consumir nada.
O pasteleiro da praia falou tão calmamente, mas eu não concordei... inicialmente. Esperneei, falei sobre direitos, comentei que a praia era um lugar público, e eu não tinha culpa se ele colocava suas cadeiras plásticas lá. Pra mim era um local que eu poderia sentar. Foi um bate-boca intenso, mas no fim eu cedi... afinal eu não estava preparado para um confronto direto, se é que vocês me entendem.
Mas não saí de lá satisfeito. Tais regras de comportamento me deixaram pensando por muito tempo, por que só se pode usar as cadeiras da praia, as mesinhas das sorveterias, o banco da praça, se você comprar alguma coisa? Afinal de contas são lugares públicos e, se as pessoas colocam seus assentos lá deduzo que é pra usufruto da população sedenta de descanso. Não consigo entender isso, por que devemos seguir esse tipo de regra. Será que se chegar alguém doente também vão falar: -você não consumiu nada saia daqui! Não duvido, por que já aconteceu comigo. Eu estava passando mal, acho que estava com hipoglicemia. Entrei no bar e comprei uma água. Eis que, no meu desespero hipoglicemético deitei em algumas cadeiras, esperando melhorar logo. - Você não pode ficar aqui!
-Mas ele está passando mal, você não está vendo? - Meu amigo respondeu. Ele é uma pessoa um tanto mais indignada que eu.
-Então chame uma ambulância, aqui não é lugar pra essas coisas.
E olha que eu havia consumido algo!
É muita hipocrisia do ser humano, pois tenho certeza que essas pessoas se enervariam bastante, se elas estivessem do outro lado, mas tratam as pessoa como não gostariam de ser tratadas. Mas não tem problema, afinal de contas essa é uma regra de comportamento e, como tal temos que segui-la, não?

Nenhum comentário: