sábado, 7 de junho de 2008

Aniversário

Por Rodrigo Urban

Parabéns pra você, nesta data querida...
Desde quando a humanidade comemora aniversários? Eu não sei, mas o importante é que faz muito tempo.
Mas porque comemorar/considerar essa data tão importante? Existe toda uma simbologia por trás dela, é o dia do nascimento; é um marco de passagem na vida; é a comemoração de mais um ano completo; é mais um dia para se ganhar presentes...
Porém, se pensarmos melhor, o aniversário não passa de um dia comum. Um dia com nascer e pôr-d0-sol, um dia em que o mundo continua a girar, um dia que as árvores continuam a fazer fotossíntese e os animais continuam a se alimentar. Um dia perfeitamente comum, sem nada especial, sem nada fantástico.
Nos aprofundando um pouco mais percebe-se que nem ao menos é a comemoração anual do nascimento a que se propõe. Se considerarmos os anos bissextos e os segundos a mais dos dias 31 de dezembro vemos que fazemos festa nos dias errados! O dia de um mês de 2008 nao tem uma diferença de um ano para o mesmo dia do mesmo mês de 2009.
É possível afirmar, então, que comemoramos um dia comum qualquer todo ano, sem sentido concreto algum.
Mas tenho que admitir...
Me vem sempre aquela ansiedade infantil na véspera e eu experimento os mais diversos sentimentos nesse dia comum que chamam aniversário. Você não?

"Feliz Aniversário!"

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.